Como abrir um arquivo VMDK no VirtualBox
Precisa abrir um arquivo VMDK no VirtualBox? Este artigo mostrará como configurar e usar um arquivo de máquina virtual VMDK com o VirtualBox. Este tutorial específico é demonstrado em um Mac, mas usar um VMDK com o VirtualBox dessa maneira também deve funcionar no Windows e no Linux.
VMDK é a abreviação de Virtual Machine Disk, e os arquivos VMDK podem ser criados por VMWare, VirtualBox, Parallels e outros programas de virtualização. Você deve ter notado que não pode simplesmente abrir um arquivo de máquina virtual VMDK diretamente com o VirtualBox, nem arrastá-lo e soltá-lo para iniciá-lo. Em vez disso, você criará uma nova máquina virtual e a usará como um disco seguindo as etapas abaixo.
Como abrir um arquivo VMDK com o VirtualBox no Mac, Windows, Linux
- Abra o aplicativo VirtualBox e escolha “Novo” para criar uma nova máquina virtual
- Dê um nome à nova máquina virtual e defina o tipo, versão do sistema operacional, RAM e, em seguida, clique para escolher “Usar um arquivo de disco rígido virtual existente” e clique no ícone da pasta para navegar pelo sistema de arquivos
- Clique em “Adicionar” para adicionar um arquivo de disco rígido virtual
- Navegue e selecione o arquivo VMDK e escolha “Abrir”
- Confirme se a unidade VMDK está selecionada e selecione “Escolher”
- Agora escolha “Criar” para criar a nova máquina virtual usando o arquivo VMDK
- Clique em “Iniciar” na tela do VirtualBox Manager para iniciar a máquina virtual VMDK
Depois de clicar em Iniciar, a máquina virtual começará a usar o arquivo VMDK que você selecionou como arquivo de disco rígido virtual.
Os arquivos VMDK podem ser criados a partir de praticamente qualquer sistema operacional, incluindo Windows, Linux, MacOS e/ou Mac OS X. Os arquivos de máquina virtual VMDK geralmente são disponibilizados ou transferidos como configurações pré-construídas de sistemas operacionais, facilitando o uso ou teste a mesma configuração em várias máquinas ou por várias pessoas.
Isso provavelmente é meio óbvio, mas se você mover o local do arquivo VMDK, a máquina VirtualBox não iniciará até que o arquivo VMDK seja localizado novamente.
Se você terminar de usar o arquivo VMDK e a máquina virtual associada, poderá excluir essa VM do VirtualBox da mesma forma que exclui qualquer outra VM.
Você pode estar se perguntando se é possível converter um arquivo VMDK para VHD ou VDI ou algum outro formato de disco de máquina virtual, e a resposta é sim, embora não seja nem de longe tão fácil quanto converter um ISO para VDI e, em vez disso, você terá que confiar em isto ferramenta gratuita da Microsoft que roda no Windows. Se você conhece outra maneira de converter arquivos VMDK, compartilhe conosco nos comentários abaixo.
Se este artigo lhe interessar, confira nossos outros artigos sobre máquinas virtuais!