Como apagar um disco da linha de comando no Mac OS X
Alguns usuários de Mac podem precisar da capacidade de limpar um disco ou apagar um disco rígido da linha de comando no Mac OS, uma tarefa que geralmente é executada por meio do aplicativo Utilitário de Disco na GUI. A abordagem de linha de comando para limpar um disco no macOS é um pouco diferente e requer uma sintaxe precisa para garantir que você esteja limpando o disco adequado, tornando esse método de limpeza de qualquer disco adequado apenas para usuários avançados de Mac.
Este guia explicará como limpar e formatar um disco de destino inteiro usando apenas a linha de comando em qualquer Mac executando macOS ou Mac OS X. Você pode escolher qualquer formato de sistema de arquivo comum após a limpeza, incluindo ExFAT, FAT32, HFS+ ou JHFS+ .
Observe que isso visa apagar todo o disco na linha de comando aqui, não é apenas apagar um volume ou partição no disco de destino. Todo o disco de destino é apagado, todos os dados no disco de destino são destruídos usando essa abordagem, sem volumes, partições ou dados restantes. Não entenda errado ou você perderá seus dados permanentemente quando forem excluídos e destruídos. Lembre-se de que a linha de comando é implacável, se você não se sentir confortável com a linha de comando, seria muito mais apropriado apagar e formatar um disco usando o Utilitário de Disco na interface padrão do Mac OS X.
Como apagar um disco da linha de comando do Mac OS
Para começar, você precisará iniciar o aplicativo Terminal no seu Mac, que fornece acesso à linha de comando. Ele pode ser encontrado no Spotlight, Launchpad ou na pasta /Aplicativos/Utilitários/.
Para apagar um disco da linha de comando no seu Mac, usaremos o conhecido comando “diskutil” com o verbo eraseDisk e outros sinalizadores apropriados para especificar opções de como queremos apagar o disco e identificar qual disco precisa ser apagado .
A sintaxe básica para apagar um disco da linha de comando no macOS é a seguinte:
diskutil eraseDisk FILE_SYSTEM DISK_NAME DISK_IDENTIFIER
Por exemplo, suponha que você tenha usado “diskutil list” para exibir todas as unidades montadas em um Mac a partir da linha de comando e determinado que a unidade apropriada para apagar é identificada como /dev/disk6s2, você deseja que o nome do disco seja “Esvaziado” e você deseja que o novo tipo de formato do sistema de arquivos de disco seja Mac OS Extended Journaled (JHFS+), a sintaxe seria:
diskutil eraseDisk JHFS+ Emptied /dev/disk6s2
É absolutamente essencial que você use a sintaxe adequada ao identificar o disco a ser apagado. A identificação inadequada pode resultar no apagamento da unidade errada, destruindo permanentemente todos os dados nela contidos. Não estrague isso. Se você não tiver certeza, poderá encontrar o nó ID do disco com “diskutil info “DISK NAME” |grep Device”.
Para referência rápida, aqui estão alguns exemplos de diferentes métodos de limpeza de disco para diferentes tipos de formato de sistema de arquivos. Como sempre, certifique-se de alterar o nó do disco de acordo com o seu disco.
Formatando um disco no Mac OS Extended Journaled (JHFS+) do Terminal no Mac OS X
diskutil eraseDisk JHFS+ DiskName /dev/DiskNodeID
Formatando um disco no Mac OS Extended (HFS+) a partir do Terminal no Mac OS X
diskutil eraseDisk HFS+ DiskName /dev/DiskNodeID
Formatando um disco no MS-DOS fat32 a partir da linha de comando no Mac OS X
diskutil eraseDisk FAT32 DiskNameGoesHere /dev/DiskNodeIDHere
Formate um disco para ExFAT na linha de comando no Mac OS X
diskutil eraseDisk ExFAT DiskName /dev/DiskNodeID
Novamente, qualquer um desses comandos apaga todo o disco de destino e exclui todos os dados nele.
Os usuários que desejam detalhes ou informações adicionais sobre as outras opções disponíveis, incluindo configurações de MBR e GPT, podem consultar a página do manual com “man diskutil” e pesquisar por “eraseDisk” ou executar o comando sem especificações como esta:
diskutil eraseDisk
Usage: diskutil eraseDisk format name [APM[Format]|MBR[Format]|GPT[Format]]
MountPoint|DiskIdentifier|DeviceNode
Completely erase an existing whole disk. All volumes on this disk will be
destroyed. Ownership of the affected disk is required.
Format is the specific file system name you want to erase it as (HFS+, etc.).
Name is the (new) volume name (subject to file system naming restrictions),
or can be specified as %noformat% to skip initialization (newfs).
You cannot erase the boot disk.
Example: diskutil eraseDisk JHFS+ UntitledUFS disk3
Por fim, vale a pena mencionar que, se você deseja limpar o disco inicializado atualmente a partir da linha de comando neste método, deverá fazê-lo a partir de um disco inicializável ou do modo de recuperação. O modo de usuário único não é suficiente para limpar o sistema operacional inicializado ativo.