CloudFlare agora tem um serviço de DNS para o consumidor muito rápido e também focado em privacidade. O CloudFlare DNS diz que não registrará seus endereços IP ou venderá seus dados, o que na era moderna talvez seja mais importante do que nunca para usuários que valorizam o vago conceito de privacidade na Internet.
Este artigo mostrará como configurar e usar CloudFlare DNS em um Mac.
Para um histórico rápido, o DNS é o que vincula um endereço IP a um nome de domínio legível por humanos e é como um serviço de diretório da Internet. Quanto mais rápidas forem suas solicitações de DNS, mais rápido será o desempenho geral da Internet, porque menos tempo é gasto realizando pesquisas para corresponder um endereço IP a um nome de domínio. Não, isso não aumentará as velocidades reais de transferência, mas usar um DNS mais rápido pode aumentar o tempo de resposta de acesso a vários serviços e sites da Internet. Mas, como mencionado acima, não é apenas a velocidade que torna o Cloudflare DNS atraente, é a natureza do serviço focada na privacidade. Se você estiver interessado em aprender mais, leia mais aqui da Cloudflare.
Como configurar o Cloudflare DNS no Mac OS
Se você já está familiarizado com a alteração de servidores DNS no Mac OS, esse processo deve ser familiar para você, a principal diferença é a adição do Cloudflare DNS IP de 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Aqui estão as etapas completas:
- Vá para o menu Apple e selecione “Preferências do Sistema”
- Escolha o painel de controle “Rede”.
- Selecione “Wi-Fi” na barra lateral e clique no botão “Avançado”.
- Escolha a guia “DNS”.
- Agora clique no botão mais “+” para adicionar um novo servidor DNS e digite: 1.1.1.1
- Clique no botão “+” mais novamente e adicione outro novo servidor DNS: 1.0.0.1
- Se houver outras entradas de DNS, clique e arraste as entradas “1.1.1.1” e “1.0.0.1” acima delas na lista ou, para obter o máximo de privacidade e confiar inteiramente no DNS da Cloudflare, exclua as outras entradas de DNS (recomenda-se para anotar quaisquer endereços IP DNS pré-configurados apenas no caso)
- Clique no botão “OK” e, em seguida, clique em “Aplicar”
Quando você aplica alterações às suas configurações de rede, sua conexão com a Internet é temporariamente desconectada e reconectada.
Você não deveria ter que sair e reiniciar nenhum aplicativo de rede para que a alteração entre em vigor, mas, para ser minucioso, convém fazê-lo de qualquer maneira. Ou você pode reiniciar o computador.
Você também não precisa limpar o cache DNS, mas, embora possa limpar o cache DNS, pode aprender como redefinir o cache DNS no macOS High Sierra, Sierra, El Capitan e outras versões do Mac OS X, se necessário.
Se você tiver vários Macs e decidir usar CloudFlare DNS em todos eles, você vai querer repetir o mesmo processo de configuração de DNS em cada um deles, e você também pode alterar os servidores DNS em seu iPhone ou iPad se você quiser. configurar e eles usarem o serviço.
Como sei se o Cloudflare DNS é mais rápido para mim?
Esta é uma ótima pergunta porque cada usuário e cada ISP provavelmente terá um desempenho diferente para diferentes provedores de DNS. Felizmente, existem várias maneiras de verificar o desempenho do DNS:
Se você deseja executar um teste de velocidade de referência de DNS em seu próprio Mac e é experiente em linha de comando, pode salvar este script bash como dnstest.sh (através da navegação limpa) no diretório local e execute o seguinte comando:
bash ./dnstest.sh |sort -k 22 -n
Em cada um dos meus testes pessoais, Cloudflare DNS foi o mais rápido, mas individualmente os resultados podem variar por localização, ISP e outras variáveis.
Se isso lhe interessa, experimente você mesmo e veja se é mais rápido para você, mas mesmo que não seja, algumas pessoas podem optar por usar CloudFlare DNS para o suposto benefício de privacidade. Esta é uma decisão pessoal, portanto, se você deseja usar CloudFlare DNS, DNS fornecido pelo seu ISP ou qualquer outro DNS, a decisão é sua!