Se você deseja alterar seu endereço MAC no macOS Monterey ou Big Sur, pode usar o método tradicional de falsificação de um endereço MAC ou pode usar uma abordagem um pouco mais fácil usando uma ferramenta de linha de comando chamada spoof-mac. Abordaremos o método mac-spoof aqui, que é baseado no HomeBrew.
Para um histórico rápido, o endereço MAC do seu computador é único e o identifica nas redes conectadas, e alguns serviços usam endereços MAC para filtrar quem ou o que é permitido em uma rede específica. Além disso, alguns serviços usam um endereço MAC para rastrear um computador ou dispositivo. A propósito, MAC neste caso significa Media Access Control, não deve ser confundido com Mac, que é a abreviação de Macintosh – mas sim, este artigo abordará a alteração do endereço MAC em um Mac.
Isso é destinado a usuários avançados, pois a maioria das pessoas não precisa alterar um endereço MAC ou falsificá-lo.
Usando spoof-mac para alterar um endereço MAC no MacOS Monterey / Big Sur
Antes de começarmos, você precisará instalar o Homebrew no seu Mac, caso ainda não o tenha feito. Supondo que já esteja pronto, inicie o aplicativo Terminal para começar.
- No aplicativo Terminal, instale mac-spoof com HomeBrew
- Option-clique no item da barra de menu wi-fi no MacOS para obter o nome da interface (geralmente en0, às vezes en1)
- Desconecte-se temporariamente do Wi-Fi acessando o menu Wi-Fi e alternando a rede Wi-F atual para que ela não esteja mais conectada
- Na linha de comando, use o seguinte comando mac-spoof para gerar um endereço MAC aleatório e altere a interface de rede de en0 para isso (altere en0 para en1, se aplicável):
- Volte ao menu Wi-Fi e agora reconecte-se ao Wi-Fi no seu Mac, o novo endereço MAC deve entrar em vigor imediatamente
brew install spoof-mac
sudo spoof-mac randomize en0
O endereço MAC permanecerá alterado até que você o altere novamente ou o Mac seja reiniciado.
Observe que alguns usuários podem descobrir que apenas desconectar da rede Wi-Fi ativa, alterar o endereço MAC e reconectar-se a essa rede funciona, enquanto outros podem descobrir que desativar temporariamente o Wi-Fi, alterar o endereço MAC e reativar o Wi-Fi -Fi filho funciona. Nos testes, ambos funcionaram no MacBook Air, e o FWIW desligá-lo é a abordagem mais tradicional.
É claro que isso se aplica ao Mac, mas, curiosamente, as versões mais recentes do iOS e iPadOS oferecem um recurso de endereço Wi-Fi privado em iPhones e iPads que basicamente altera e randomiza o endereço MAC para esses dispositivos também. Talvez um recurso de privacidade semelhante acabe chegando ao Mac.
Se essa abordagem do HomeBrew é mais fácil ou não do que usar as ferramentas de linha de comando incluídas para falsificar um endereço MAC no Mac OS, depende de você e do seu caso de uso específico.
Por que você mudou seu endereço MAC? Você pretende usar esse recurso com frequência? Você está usando outra abordagem para falsificar endereços MAC? Compartilhe suas experiências, dicas e pensamentos nos comentários.